Orientação escolar
Plano de ação
Alessandra da Silveira – RA 1213042
Márcia Regina de Abreu – RA 1208887
Neucimara Panasol de Resende – RA 1200417
Suellen de Sousa Rocha – RA 1208309
Pólo: São Mateus/SP
Justificativa:
A escola deve estar comprometida com a promoção do desenvolvimento humano e com o atendimento das necessidades da sociedade. Assim, o seu processo de gestão deve ter uma visão global e uma ação local, visando à inserção contextualizada do aluno, em todas as suas dimensões, no mundo moderno, de forma autônoma e participativa. Para isso, precisa repensar a sua função institucional, considerando-se os aspectos éticos, políticos, culturais, científicos e tecnológicos atuais, através de um currículo e de ações que realmente considerem os novos paradigmas da educação.
E quem pode e deve reformar essa escola, senão os seus agentes educadores? Dentre esses agentes há um com especial responsabilidade: o Orientador Educacional, que, compartilhando com o Gestor, um processo de gerenciamento, têm como função mediar os objetivos escolares e os resultados, ligando o pensar e o fazer; orientando, subsidiando a equipe: planejando, executando, avaliando e (re)propondo ações para atingir as metas, compartilhadas e pretendidas.
Objetivos:
A orientação educacional tem por objetivo promover atividades que favoreçam a integração individual e social do educando, tais como:
- Ajudar a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica;
- Contribuir para a organização de turmas e grupos para atividades;
- Colaborar com o desenvolvimento pessoal do aluno. Processo de acompanhamento dos educandos, com propósito de auxiliá-los na solução de seus problemas de vida e de estudo;
- Promover ações que conduzam à integração harmônica da comunidade escolar e nas relações interpessoais de seus integrantes, difundindo valores como a solidariedade;
- Propor ações voltadas ao engajamento da escola na vida da comunidade e