orientação escolar
Relatório de Estágio V do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci, realizado na Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini, junto ao Assistente Técnico Pedagógico Camilo Pasqual.
Professor Tutor Externo: Marildes Salete Biava
VIDEIRA
08/05/10
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..2
2.1 ABORDAGEN TEORICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONA..........................2
2.2 VISÃO HISTÓRICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL......................................................3
3 ROTEIRO E RESPOSTAS DAS ENTREVISTAS .6
4 ANÁLISE DAS ENTREVISTAS EM RELAÇÃO AO PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......7
5 DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO E ROTINA DAS ATIVIDADES
DE ORIENTAÇÃO, SUPERVISÃO ESCOLAR OU DOS PROFISSIONAIS
QUE EXERCEM ESTA FUNÇÃO NA ESCOLA .8
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS .9
7 REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 11
1 INTRODUÇÃO
O projeto de estágio foi desenvolvido através de um questionário de pesquisa realizado na Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini, situado na Rua 10 de Março, s/nº, no Bairro Santa Gema, junto ao Assistente Técnico Pedagógico Camilo Pasqual. Baseando-se no Projeto Político Pedagógico e através de observação de rotina.
Desde l942 as leis brasileiras fazem obrigatória a orientação educacional nas escolas. Na maior parte dos casos, os orientadores educacionais são consultores para a Direção e interlocutores entre os pais, o aluno e a escola. Disciplinam o estudante, reúnem-se e discutem problemas didáticos e disciplinares com os professores e com os pais do aluno, aplicam e interpretam testes padronizados, promovem eventos que estimulam o relacionamento interpessoal, e aconselham o encaminhamento a psicólogos e psiquiatras dos casos de desvios mais complexos.
O Orientador Educacional poderia fazer muito pela