Relatorio de pratica de peixes
Introdução:
A classe Osteichthyes são representadas pelos peixes ósseos. São vertebrados aquáticos ( de água doce ou salgada). São ectotérmicos (tem sua temperatura definida pelo ambiente), de respiração branquial, circulação fechada e sistema digestório completo. São de grande apreciação gastronômica e por isso possuem enorme importância econômica. Assim como na alimentação por possuirem uma quantidade de ácidos graxos (ômega 3) por exemplo, tão significativos para alimentação humana e na prevenção de doenças ligadas a sua falta.
Objetivos:
Conhecer, enriquecer e aprofundar o estudo sobre peixes ósseos (classe Osteichtyes). Reconhecendo estrututas internas e externas desses animais podendo assim entender um pouco melhor seus hábitos de vida. Conhecer os procedimentos para dissecação. Capacidade de definição dos principais órgãos de um peixe ósseo.
Material:
1 bandeja que comporte o peixe a ser dissecado
1 peixe pescada branca (Cynoscion leiarchus) papel absorvente luvas de procedimentos
1 pinça
1 tesoura afiada
1 bisturi com lâmina
Procedimento:
Primeiramente observamos atentamente a estrutura externa e a descrevemos. Depois foi feito uma abertura com o bisturi do sentido anal para o abdominal. Observados e descritos os órgãos abdominais. Logo após, foi retirado o opérculo para melhor vizualização das dos arcos branquiais. Os arcos foram contados separados e um foi retirado para uma melhor identificação dos rastelos e os filamentos branquiais. Fotografamos e identificamos as estruturas.
Resultados:
Foi vista a anatomia externa, onde observamos um animal com corpo fusiforme ou seja alongado com as extremidades mais estreitas que a parte central e de simetria bilateral. O corpo coberto por escamas elamóides do tipo ctenóide, estas são finas, translucidas e flexíveis, onde observamos o foco concêntrico, os raios e os anéis de crescimento, as mesmas estão embricadas (superpostas), possuem ctenos ou espinhos.