Anatoxinas-a
Análises Toxicológicas
Thais Helena Nascimento de Oliveira
Professora: Elisa
NOVEMBRO 2014
Introdução
-As cianobacterias também chamadas de “blue-green algae”, são algas unicelulares que podem habitar em diversos ambientes, até mesmo naqueles com poucos nutrientes.
-Sua proliferação acelerada em ambientes eutrofizados e em reservatórios de água doce representam um risco a saúde publica.
-Essas cianobactérias são capazes de converter N2 em NH3, e muitas espécies são capazes também de biossintetizar toxinas.
-Entre as toxinas sintetizadas pelas cianobacterias se encontrar as Anatoxinas.
-As Anatoxinas são toxinas produzidas por cianobacterias de pelo menos 5 gêneros.
História
-As anatoxinas foram descobertas pela primeira vez em 1960 no Canadá após a morte de diversos rebanhos de animais pela injestão de agua contedo proliferaçao de algas tóxicas. -A toxina foi isolada em 1972.
-Em 1977 foram realizados estudos que determinaram a estrutura das anatoxinas-a, o mecanismo de ação, e os principais sintomas de intoxicação.
-Durante estes estudos foi determinado que a morte de camundongos ocorria entre 2–5 min depois de uma injeção intraperitonial da toxina, e o LD50 neste animais era de
25 mg/kg .
Estrutura das anatoxinas-a
A Anatoxina-a ou 2-acetil-9-azabiciclo[4.2.1]non-2-eno é um alcalóide que possui uma amina secundária bicíclica.
A anatoxina-a possui ainda um análogo metilenico, com ação semelhante a mesma, denominado Homoanatoxina-a.
Mecanismo de ação
A Anatoxina-a age como um potente agonista nicotínico, impedindo irreversivelmente a despolarização neuromuscular de receptores nicotínicos colinérgicos em músculo esquelético estriado de mamíferos
A anatoxina-a é um análogo da acetilcolina, porem a molécula não é degradada pela acetilcolinesterase, causando estimulação permanente das células musculares levando à paralisia. É uma das mais poderosas moléculas agonistas do receptor nicotínico de acetilcolina.
Intoxicação
-A intoxicação se dá por