Redação
ALUNAS: Albina leite do Lavor
RELATÓRIO – PEIXE TAINHA
No dia 29/04/2013 foi realizado uma aula pratica no laboratório com o professor Capilé, falando sobre peixes. Com o objetivo de mostra as partes internas e externas dos peixes e as suas funções. Cada grupo com um peixe deferente, favorecendo assim mais o entendimento, nosso grupo trabalhou com a tainha onde terá mais destaque nesse relatório. A aula começou com a explicação e a observação dos peixes mostrando também as diferenças entre peixes ósseos e cartilaginoso externamente, foi explicada os tipos de peixes que podemos encontrar como cartilaginoso ou ósseo. Destacando mais os peixes ósseos, demonstrou as partes externa e internas exemplificando cada uma delas. Começou explicando as escamas onde há existência de glândulas produtoras de muco, que lubrifica o corpo do peixe, serve de proteção e facilita a locomoção na água. Existem vários tipos de escamas, da tainha é do tipo cicloide. Falou sobre os tipos de nadadeiras o nome de cada uma, onde se localizam a sua função.
Classe Osteichthyes a classe recebeu este nome porque é constituída de peixes cujo esqueleto é ósseo. Esses peixes estão bem adaptados a qualquer meio aquático, e por essa razão, a grande maioria dos peixes existentes atualmente tanto nos mares como nos rios, são ósseos.
Classe Condrichthyes os peixes cartilaginosos são representados pelos tubarões, peixes-serras, raias e quimeras. Todos são predadores, habitando principalmente as águas marinhas, as características que mais chamam a atenção, é o esqueleto desses animais, que é completamente cartilaginoso o que originou o nome da classe. Principais Peixes Cartilaginosos do Brasil Tubarão-branco, Cação, Peixe serra, Peixe-martelo, Raia-do-mar, Raia de água doce.
DIFERENÇAS ENTRE PEIXES CARTILAGINOSOS E PEIXES ÓSSEOS
PEIXES CARTILAGINOSOS PEIXES ÓSSEOS
Escama placoíde