Copia
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Biologia e Medicina
Enviado por: valbio 08 maio 2013
Palavras: 1627 | Páginas: 7
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFRO - Campus Colorado do Oeste-RO
Alailto Sposito
Andressa Medeiros
Erínea Raquel Pereira Almeida
Valéria Ferreira de Aguiar
Yohanna Medeiros
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: PEIXES ÓSSEOS
Cerejeiras – RO
Abril-2013
INTRODUÇÃO
Os peixes compõe um vasto grupo de vertebrados aquáticos que respiram por brânquias. Pertencem ao Filo Chordata e ao subfilo Vertebrata. A diversidade de peixes e de habitats nos quais vivem ofereceram uma gama, sem paralelos, para as variações da história da vida.
Alguns peixes produzem milhões de ovos, os quais são liberados na água, para que se dispersem e se desenvolvam sozinhos; outras espécies de peixes produzem alguns poucos ovos e protegem tanto os ovos como os juvenis, e numerosos peixes dão a luz a jovens que não requerem cuidado parental. Os machos de algumas espécies de peixes são maiores do que as fêmeas e, em outras, o inverso é verdadeiro. Algumas espécies não apresentam machos; e poucas espécies de peixes mudam de sexo ao longo da vida.
Os mecanismos de alimentação foram um elemento central na evolução dos peixes, e as especializações dos peixes modernos variam desde espécies que engolem presas maiores do que seu próprio corpo até espécies que protraem, rapidamente, suas mandíbulas, como um tubo, coletando invertebrados diminutos de pequenos orifícios. Existem duas classes de peixes: a classe dos Chondrichthyes, ou peixes cartilaginosos, e a classe dos Osteichthyes, ou peixes ósseos.Os peixes ósseos são os mais abundantes em número de espécies conhecidas, representando cerca de 95% do total dessas espécies.
No dia 23 de abril de 2013, foi realizado no laboratório de biologia uma aula prática sobre peixes ósseos na disciplina de Zoologia dos Vertebrados I, ministrada pelo professor Marco Rodrigo,