Relatorio de Microbiologia
Biossegurança é a área do conhecimento que objetiva a prevenção e minimização de riscos advindos da área tecnológica em geral, com ênfase na proteção da integridade dos envolvidos. Dos diversos riscos inerentes à área tecnológica pode-se destacar os riscos biológicos, que se caracterizam por microrganismos ou toxinas provenientes destes. As legislações a respeito da biossegurança geralmente classificam os locais em que há exposição a riscos biológicos, como laboratórios de instituições de ensino, indústrias e centros de pesquisa biotecnológica, através de um conceito, o Nível Biológico, que varia em uma escala que vai de 1 a 4.
Nível Biológico1
Local que acondiciona microrganismos suscetíveis a causar enfermidades ao homem e aos animais. Não são necessários maiores cuidados para o trabalho nesse nível biológico, como barreiras primárias ou secundárias, com exceção da existência de uma pia para desinfecção. Recomenda-se apenas a utilização das boas práticas laboratoriais de microbiologia.
Nível Biológico 2
Apresenta microrganismos capazes de provocar doenças no homem e nos animais, como o vírus HIV e o Toxoplasma spp. É nesse nível biológico que estão inseridas as amostras cuja composição microbiológica é desconhecida. Para este nível biológico, exige-se barreiras primárias, como luvas e aventais, e barreiras secundárias, como pia para higienização das mãos.
Nível Biológico 3
Lugares onde há presença de microrganismos capazes de provocar doenças graves ao ser humano e aos animais, como o Mycobacterium tuberculosis. O trabalho em ambientes de Nível Biológico 3 exige cuidados mais elaborados, como acesso controlado ao laboratório e manipulação dos microorganismos na CSB (Cabine de Segurança Biológica) ou outro equipamento de contenção de aerossóis.
Nível Biológico 4
Recintos que acondicionam microrganismos capazes de provocar enfermidades graves no homem e em animais, representando grande risco para os trabalhadores de saúde, sendo alto o