projeto reforma hospital das clinicas
PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES (QUARTOS) E CORREDORES
Laudo técnico Engenheiro Xisto Deguchi CREA – 124-D
Após minuciosa inspeção predial nas dependências do Hospital das Clínicas de Porto Velho, foi possível identificar as principais anomalias e patologias prediais existentes no prédio em questão. A grande maioria tem origem na ação temporal sobre os materiais componentes e acabamentos da estrutura, e são, desta forma de fácil solução, não gerando necessidade maior que a prevista na RDC 050 em seu item 1.1.8, qual seja:
1.1.8. Obra de Recuperação:
Que tem por escopo apenas a substituição ou recuperação de materiais de acabamento ou instalações existentes, sem, que seja necessário o acréscimo de área ou modificação da disposição dos ambientes existentes.
Com isso, nos aprofundaremos na criação de laudo técnico de identificação de patologias e anomalias, para posteriormente sugestão de soluções práticas e mais eficazes contra as mesmas.
Xisto Satoru Deguchi – Engenheiro Civil CREA-RO 124-D
1 - Pisos Cerâmicos, rejuntes e azulejos
PISOS - Foi encontrada em todas as suítes do Hospital das Clinicas o acabamento feito em piso cerâmico, rejuntado com material cimentício, o que ocasiona a absorção constante de humidade com graudação maior que 4% segundo o limite estabelecido pela RDC 50.
De acordo com a RDC 50/2002, capítulo 6 - Condições ambientais de controle de infecção, item C.1: Acabamentos de Paredes, Pisos, Tetos e Bancadas:
"Os requisitos de limpeza e sanitização de pisos, paredes, tetos, pias e bancadas devem seguir as normas contidas no manual Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde 2ª edição, Ministério da Saúde / Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar. Brasília-DF, 1994 ou o que vier a substituí-lo.
Os materiais adequados para o revestimento de paredes, pisos e tetos de ambientes de áreas críticas e