relatorio de inorganica
1.Reação do HCl com o Zn.
A reação do ácido clorídrico 1M, com o zinco resultou no cloreto de zinco com desprendimento de gás hidrogênio. Como é mostrado na seguinte equação:
2HCl + Zn –----ZnCl2 + H2 (g) (reação de simples deslocamento). Depois que o HCl é colocado no tubo de ensaio, é colocado alguns pedaços de Zn, é observado que quando o zinco entra em contato com o ácido começa a borbulhar e liberar um gás (hidrogênio), quando o palito de fósforo, já aceso, é colocado na boca do tubo ocorre uma pequena explosão, a chama do palito entra no tubo e é apagada.
Reação do H2SO4 com o Zn.
A reação do ácido sulfúrico com zinco resultou no sulfato de zinco com liberação de gás hidrogênio. Como é mostrado na seguinte equação:
H2SO4 + Zn –-----ZnSO4 + H2 (g) (reação de simples troca). Depois que o H2SO4 é colocado no tubo é adicionado os pedaços de Zn observam-se que nada acontece, quando a chama do palito é colocada na boca do tubo, continua sem ocorrer nenhuma reação, em especial.
Reação do CH3COOH com Zn.
A reação do ácido acético com o zinco resultou no ace- tato de zinco com liberação de gás hidrogênio. Como é mostrado na seguinte equação:
CH3COOH + Zn------- ZnCH2COO + H2(g)
(reação de simples troca). Depois que o CH3COOH é colocado no tubo é adicionado os pedaços de Zn observam-se que nada acontece, quando a chama do palito é colocada na boca do tubo, continua sem ocorrer nenhuma reação, em especial. 2. Ao colocar-se simultaneamente os metais Zn, Al e Cu nos três tubos de ensaio contendo HCl, observou-se que nem todos reagiram.
No tubo 1 no qual continha HCl e Zn, observou-se que à temperatura ambiente não houve nenhum indício de reação apesar do Zn se encontrar acima do hidrogênio na tabela de potencial de oxi-redução. O fato do Zn não ter reagido à temperatura ambiente pode estar relacionado ao seu potencial de oxidação que é pequeno (+ 0,76 volts). Para que ocorresse é necessário fornece calor para que a reação tenha