Rel torio Cient fico Concretos e Argamassas
1689 palavras
7 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISULCurso de Engenharia Civil
Concretos e Argamassas / 2014 A Trabalho Experimental
Alunos:
1. Título:
Avaliação da resistência à tração de concretos com incorporação de diferentes tamanhos de fibras de sisal.
2. Justificativa (DIZER PORQUE O TRABALHO É IMPORTANTE E QUAL O EFEITO DO MATERIAL NO CONCRETO, COM CITAÇÕES DE OUTROS AUTORES.VER O MATERIAL DISPONIBILIZADO EM AULA. )
Um dos grandes problemas atuais enfrentado pela gestão municipal, tem sido a geração de resíduos sólidos urbanos e sua disposição clandestina. Dentre os geradores de resíduos de processos produtivos, o principal responsável tem sido a cadeia da construção civil. Alguns pesquisadores têm apontado que os resíduos de construção e demolição representam entre 40% a 70% dos resíduos urbanos totais (Hendriks (2000) e Pinto (1999) apud BLUMENSCHEI (2006)1. Somente no município de Tubarão-SC, a quantidade de resíduo de construção e demolição é estimada em 3.129,71 toneladas ao mês, de acordo com diagnóstico realizado por Ghizi e Heidemann (2011). Deste total, segundo os mesmos autores, 2.707,38 t por mês são recolhidos por três empresas coletoras de entulhos.
Desta forma, a geração de resíduos de construção e demolição é motivo de grande preocupação para a população, no que diz a respeito à preservação ambiental, e para as construtoras, tendo em vista os custos para se dar um fim a esses resíduos. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (BRASIL, 2007), editou a Resolução nº 307, de 2002, com vistas a tratar do assunto, onde estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. A referida Resolução instituiu a obrigatoriedade da gestão destes resíduos de construção e demolição, co-responsabilizando prefeituras e construtoras na geração e destinação dos mesmos.
Portanto, é crescente a necessidade das construtoras em encontrar novas formas de minimizar resíduos e, quando possível, re-introduzí-los no processo