relatorio de imunologia
JAGUARIÚNA-SP
2013
Sumário
I. Introdução________________________________________________________ 3
II. Objetivo_________________________________________________________ 3
III. Material e Métodos________________________________________________ 4
IV. Resultados_______________________________________________________ 4
V. Discussão________________________________________________________ 5
VI. Conclusão_______________________________________________________ 5
VII. Referências_____________________________________________________ 6
I. Introdução
O sangue consiste em células especializadas derivadas da medula óssea que estão suspensas em um liquido chamado plasma. As células brancas do sangue ou leucócitos servem como sentinelas e como defensores contra infecções, patrulhando os tecidos e os órgãos do corpo. Como “soldados” do sistema imune, os leucócitos têm papeis especializados na defesa do corpo. Os leucócitos são classificados pela morfologia, incluindo o numero de lobos que seus núcleos possuem e a presença ou a ausência de grânulos microscopicamente visíveis no citoplasma (Doan et. all, 2008, p. 33).
As células do sistema mieloide que possuem núcleos caracteristicamente lobulados e irregulares são descritas como polimorfonucleares (Neutrófilos, Eosinófilos e Basófilos) em oposição aos núcleos arredondados e únicos das células mononucleares (Linfócitos e Monócitos) (Tizard, 1998, p. 98).
Em um animal adulto, o volume de sangue equivale a cerca de 8 a 10% do peso corporal ou aproximadamente 40 ml de sangue para cada quilo de peso corporal. Assim estima-se que o volume total em um cavalo de 454 kg seja de 40L (Eurell e Frappier, 2012, p. 61).
II. Objetivo
Demonstrar a técnica de confecção de esfregaço, identificar leucócitos da amostra de sangue equino a partir de prancha colorida, contagem diferencial de