relatorio de hidraulica
Ubá – MG
19-03-2014
Objetivo:
Este relatório tem o objetivo de descrever a atividade prática feita em laboratório referente ao curso de hidráulica, onde nós, os alunos deveriam perante um sistema hidráulico determinar a perda de carga da tubulação através da equação de Hazen-Willians e posteriormente fazer o mesmo cálculo usando outra fórmula qualquer. Determinar também a potência teórica da bomba, segundo Hazen-Willians e segundo fórmula americana de Darcy. Justificar a diferença encontrada entre os resultados para perda de carga e potência teórica.
Definição:
Quando um líquido escoa de um ponto para outro no interior de um tubo, ocorrerá sempre uma perda de energia, denominada perda de carga. Esta perda de energia é devida principalmente ao atrito do fluído com uma camada estacionária aderida à parede interna do tubo. Esta atividade nos ensina como se faz para determinar essa perda de carga, as equações usuais e as tabelas dos coeficientes. Podendo assim utilizar na prática os conceitos aprendidos.
Aparelhos utilizados:
Trena;
Cronômetro;
Descrição do ensaio:
Foram fechados os registros do sistema, ficando apenas um aberto para se determinar a perda nessa tubulação e a potência da bomba. Primeiramente deve-se medir o diâmetro do encanamento e os tamanhos dos canos, posteriormente anotam-se quais peças estão sendo utilizadas no encanamento, para determinarmos o comprimento equivalente das peças que é dado em tabelas.
Para saber a vazão e velocidade da água é necessário medir o tempo gasto para encher o reservatório. Para facilitar medimos o tempo gasto para encher 10litros de água. As equações também possuem coeficientes que são tabelados, como a tubulação é de cobre utilizamos os coeficientes para esse tipo de material, diante dessas informações é possível chegar ao resultado que se deseja.
Tabelas:
Tabela 1: Comprimentos