Lixo
Coleta Seletiva
André Pinto Queiroz
Janner Santana de Oliveira Maurício Rabelo Criado Amasa Ferreira
RESUMO
A destinação final inadequada dos resíduos sólidos pode causar riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Para tratamento e disposição final do lixo urbano, o lixão é a forma mais maléfica, pois propicia ambiente ideal para proliferação de insetos e outros animais que, direta ou indiretamente, causam doenças. Este trabalho abordará a influência do lixão de Santarém na salubridade da população circunvizinha a esses ambientes. Os fatores a serem considerados no estudo serão bióticos (baratas, moscas e ratos) e abióticos (odores). Ocorrerá um levantamento dos dados utilizando-se um questionário com 06 quesitos aplicados a 10 moradores circunvizinhos ao lixão e 10 catadores de lixo. As principais questões serão respondidas com simples sim ou não para os quesitos considerados e outros através de perguntas com respostas subjetivas. Uma observação para detectar à presença de ratos e baratas nas residências e entre moscas e fatores abióticos (odores) se fará necessário para um devido diagnóstico. A implantação politicamente correta do programa de coleta seletiva do lixo, reciclagem e destinação final dos resíduos orgânicos para o aterro sanitário municipal de Perema seria um saída além da educação ambiental. Essas atitudes poderão trazer enormes benefícios ao meio ambiente e à saúde da população.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Lixão. Educação Ambiental.
INTRODUÇÃO
Em todo mundo o crescimento acelerado e desordenado das cidades, somado á ausência de gestão e infraestrutura de qualidade, bem como, o avanço demográfico da população, são fatores preponderantes, que determinam a geração e o acúmulo inadequado de resíduos sólidos.
Com a maioria das pessoas vivendo nas cidades e com o avanço mundial da indústria provocando mudanças nos hábitos de consumo da população,