Relatorio de Fisico quimica
Data: 13 de janeiro de 2012
Professor: André Von Held
Disciplina: Físico-Química
Turma: PGC331
Alunos: Bruna Marques
Leonardo Santanna
Rafael Lucas
1. Introdução
Eletroquímica é a parte da química que estuda a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. A transformação é através das reações químicas entre os elementos presentes na reação, onde um perde elétrons (oxida) e o outro ganha (reduz).
Em 1836, Daniell construiu um dispositivo (pilha), que permitia a movimentação de elétrons, interligando eletrodos que eram sistemas construídos por um metal imerso em uma solução de íons.
O eletrodo de zinco é um sistema formado por uma placa de zinco metálico, mergulhada em uma solução que contem cátions zinco (Zn2+), obtida pela dissociação de um de seus sais, por exemplo, ZnSO4, em água. Nesse experimento, o eletrodo de zinco metálico da placa doa dois elétrons para o cátion zinco da solução e se transforma em Zn2+(oxidação).
Zn° 2e- + Zn2+
O cátion zinco que estava em solução recebe os 2 elétrons doados pelo zinco metálico e se transforma em zinco metálico(redução).
Zn2+ + 2e- Zn°
Consideremos um eletrodo de cobre, semelhante ao de zinco, em que se estabelece um equilíbrio. Teremos o cobre metálico da placa doando 2 elétrons para o cátion cobre da solução e se transformando em Cu2+ (oxidação).
Cu° Cu2+ + 2e-
E o cátion cobre que estava em solução, ao receber os 2 elétrons doados pelo cobre metálico, se transforma em cobre metálico(redução).
Cu2+ + 2e- Cu°
Ao fechar este circuito, haverá passagem de elétrons do zinco para o cobre, mostrando no voltímetro uma diferença de potencial de 1,1 volts, por causa de seus potenciais de redução. Os potenciais de redução medem a capacidade da espécie química para receber elétrons, ou seja, mede a capacidade de se reduzir. Quanto mais alto esse valor, maior a tendência da espécie química para receber elétrons. O eletrodo de hidrogênio foi tomado como padrão de