Relatorio de fisica queda livre
2012/2013
Aula Prática 1 – QUEDA LIVRE
-Introdução- A experiência realizada é constituída por uma esfera que cai livremente de uma distância pré-determinada.
O seu tempo de queda é medido e tabelado. A partir desses resultados, tem-se como objectivo determinar a aceleração da gravidade baseada na atracção entre corpos.
No movimento vertical de um corpo próximo ao solo é chamado de queda livre quando o corpo é abandonado no vácuo ou se considera desprezível a acção do ar.
O seu estudo é idêntico ao de um lançamento na vertical, o qual difere da queda livre somente por apresentar uma velocidade inicial vertical.
A aceleração do movimento vertical de um corpo pelo vácuo é denominada aceleração da gravidade e indicada por g = 9,480665 ms2.
Como o movimento se realiza nas proximidades da superfície terrestre, a aceleração da gravidade é considerada constante
-Objetivos-
Pretende-se com este trabalho pratico verificar experimentalmente a validade da lei da queda dos graves e determinar experimentalmente o valor local da aceleração da gravidade.
-Procedimento experimental-
Tenha o cuidado de anotar as incertezas de leitura das escalas associadas a todos os aparelhos de medida que usar. Encontre um método expedido e preciso de realizar as medições das alturas, sabendo que o que importa conhecer é a distância percorrida pelo centro de massada esfera. Justifique no relatório a validade da metodologia que encontrou.
Proceda da seguinte forma:
1. Determine a altura de queda mínima, que é a menor altura onde a esfera ainda faz actuar o prato interruptor;
2. Fixe uma altura de queda grande, afastando para isso o suporte de largada da esfera do prato-interruptor. Meça essa altura;
3. Deixe cair a esfera 10 vezes. De cada vez o relógio medirá automaticamente o tempo associado ao movimento de queda. Repita o procedimento anterior até e obter um total de 10 alturas