Relatório de física - queda livre
Mateus Oliveira Duarte
1Universidade Federal de Goiás/Instituto de Física/Bacharelado em Física, mateusoliv_099@hotmail.com
Resumo Este experimento de Queda Livre tem como objetivo verificar a aceleração gravitacional no local onde foi realizado e tendo a gravidade local, comparando-a com a aceleração gravitacional de Goiânia. O experimento foi realizado no Laboratório de Física 1. Com o medidor eletrônico de tempo, determinou o tempo de queda de uma esfera quando toca no chão com uma altura pré estabelecida. Foram feitos oito medidas de altura sendo que para cada medida da altura realizava cinco medidas de tempo a fim de obter o menor erro da medida. Feito isso, calculou o valor médio do tempo de uma certa altura e seu desvio padrão e consequentemente calculou a sua aceleração gravitacional e sua incerteza.
Introdução A princípio, de acordo com as ideias de Aristóteles, dois corpos soltos de uma altura pré estabelecida com massas diferentes, o corpo de massa maior cairá mais rápido que o de menor massa. Em 1554 apareceu Galileu Galilei que revolucionou as ideias de Aristóteles, ele inicialmente constatou que a queda dos corpos não depende de suas massas e sim da resistência do ar e altitude do local em relação ao nível do mar. Com isso fez uma nova parte da física que é queda livre.
O movimento de queda livre é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2. Sua equação é a seguinte:
[pic] = [pic]
Metodologia Os aparelhos utilizados foram, aparelho para medição dos tempos de uma esfera