relatorio fisica queda livre
Resumo: Este relatório visa demonstrar o conhecimento adquirido durante a realização do experimento de queda livre, onde o principal objetivo é observar o valor gravitacional no ambiente onde foi realizado o experimento e comparar com o valor universal da gravidade 9,8 m/s². O experimento constitui do lançamento de um objeto a uma altura X em um equipamento que possui uma graduação e observar o tempo em que o objeto leva do local inicial para até encostar-se ao solo.
Introdução: O experimento realizado em laboratório constitui-se em colocar um objeto esférico no topo do equipamento graduado e soltar o mesmo, observando o seu tempo de queda e posteriormente calcular a sua aceleração gravitacional, utilizando as anotações feitas durante a realização do experimento.
A realização do experimento foi possível, graças aos conhecimentos sobre a lei da gravitação universal que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. Então a atração entre o corpo da esfera utilizada no experimento e a terra gera uma força gravitacional "g" medida em metros por segundo.
Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de lançamento vertical. Sua trajetória é retilínea e vertical, e, devido à gravidade o movimento classifica-se como uniformemente variado. As funções que regem o lançamento vertical, portanto, são as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com aceleração da gravidade (g). Sendo que g é positivo ou negativo, dependendo da direção do movimento.
Equipamento: O equipamento utilizado no experimento foi o aparelho de queda livre que é o aparelho para a medição dos tempos de queda de uma esfera em função da altura de queda e em associação com um contador digital. Particularmente fácil de montar e operar e mesmo assim ele é preciso. Inclui 3 esferas de aço. m