Relatorio de fisica queda livre
WILSON TOMAZ DE OLIVEIRA JUNIOR
RELATORIO DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUIMICOS E SUAS APLICAÇÕES II
UBERABA-MG
2013
WILSON TOMAZ DE OLIVEIRA JUNIOR
RELATORIO DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUIMICOS E SUAS APLICAÇÕES II
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Fenômenos físicos e químicos e suas aplicações, do terceiro semestre dos cursos de Engenharia Civil.
UBERABA-MG
2013
QUEDA LIVRE
OBJETIVOS • Obter experimentalmente as equações de movimento de um corpo em queda livre; • Determinar a aceleração da gravidade local. • Medir o valor da aceleração da gravidade de um corpo próximo à superfície terrestre partindo do repouso. • Medir sua velocidade final. • Mostrar que independente da massa dos corpos suas velocidades e gravidade são iguais.
CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
A queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles. Ele foi um grande filósofo grego que viveu aproximadamente 300 a.C. Aristóteles afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação.
Séculos mais tarde, mais precisamente no século XVII, um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziu o método experimental e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. Considerado o pai da experimentação, Galileu acreditava que qualquer afirmativa só poderia ser confirmada após a realização de experimentos e a sua comprovação. No seu