RELATORIO DE FILME
Licenciatura em Educação Física
RESENHA FILME:
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
CARAGUATATUBA
2014
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
O filme fala sobre dois modelos de educação: o tradicional e o contemporâneo. O primeiro é o que é mantido pela escola: academia Welton, uma escola só de homens que mantinha uma educação autoritária sem respeitar a opinião do aluno. O professor tinha que passar o conhecimento sem se importar com o aprendizado do aluno, sem fazê-lo pensar sobre os assuntos.
A Escola trata assim, com um modelo de educação que aliena seus alunos, não os prepara para o mundo, para conviver em sociedade, ser um cidadão questionador, enfim, somente devem aprender as disciplinas ali passadas sem se importar com o mundo externo.
O modelo contemporâneo é trazido pelo professor, Keating. Ele traz uma nova visão aos alunos, fazendo com que eles acreditem e sigam seus sonhos, suas vontades e vivam uma vida real. Ele fala para eles sobre a Sociedade dos Poetas Mortos e os ensina a viver o “Carpe Diem” (Aproveite o dia).
O professor traz aos alunos um método de ensino que persebe o potencial de cada um e que o estimula. Como o professor tem a experiência de outros lugares ele mostra para eles como é e como viver num mundo real.
Os alunos começam a Ler poemas a noite e um dos alunos que seu pai não aceita e quer colocá-lo em um colégio militar comete suicídio. O professor é acusado pelo pai, mas os alunos ficam a seu favor.
Na conclusão o filme nos faz pensar sobre que tipo de professores queremos ser, o que deixa os alunos alienados, sem saber como viver em sociedade e sem opinião própria ou fazer com que nossos alunos sejam cidadãos com opinião, transformadores, capazes de questionar, buscar, irem a luta para realizarem seus objetivos.