Relat Rio Do Filme
Miguel de Souza
Luiz Henrique
Relatório do filme: Agonia e Êxtase
O Filme Agonia e Êxtase, é retratado na época do Renascimento na fase do Cinquento (século XV) e como protagonista o grande artista Michelangelo Buonarroti.
O filme retrata um conflito convivido por Michelangelo contra o papa Júlio II, pois o mesmo é convocado para fazer uma obra magnifica, o afresco para a capela Sistina e um vivia para Deus e outra para a arte.
Durante o filme vemos diversos conflitos que mostram como Michelangelo deixou de ver o homem como um ser idealizado e utópico, o filme mostra também em como a mente do artista não se limita mais as artes do renascimento, pois também na sua pintura podemos observar o maneirismo, o período de transição entre o renascimento e o barroco.
Michelangelo se prova um artista que sempre fez o que tinha vontade, sempre buscava alguma coisa a mais além do comum, como podemos ver em suas obras.
A Agonia vem do fato dele ser obrigado a produzir o afresco e não ter uma verdadeira inspiração e o Êxtase vem quando ele finalmente consegue enxergar além daquela básica crença crista, e ele finalmente consegue liberar sua total criatividade indo além de suas básicas ideias e conseguindo produzir um grandioso afresco para a capela.
Uma coisa muito interessante que se pode notar no filme, é a chance de você pode observar e sentir o que um artista em pleno final do renascimento sentiu, e como suas próprias ideias ficaram em conflitos até ele finalmente achar uma resposta.