Trabalho Fenomeno de Transporte Numero de Renolds AV1
269 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁCCE 0187 – FENÔMENO DE TRANSPORTES
Título: NÚMERO DE REYNOLDS
Integrante:
Ronald Félix
Professor:
Otávio Castellani
Turma:
3013
Rio de Janeiro, Setembro de 2014.
Número de Reynolds
O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.
Importância do Número de Reynolds Mecânica dos Fluidos
A importância fundamental do número de Reynolds é a possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. O número de Reynolds constitui a base do comportamento de sistemas reais, pelo uso de modelos reduzidos. Um exemplo comum é o túnel aerodinâmico onde se medem forças desta natureza em modelos de asas de aviões. Pode-se dizer que dois sistemas são dinamicamente semelhantes se o número de Reynolds, for o mesmo para ambos.
Exemplo de Escoamento laminar e Turbulento em um Ensaio de Túnel de Vento
LAMINAR
TURBULENTO
Escoamento Turbulento
Ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja a viscosidade e relativamente baixa.
ÁGUA
AR
MAR