RELAT RIO DO FILME
O filme “e seu nome e Jonas e como uma estrela na terra” retrata a historia de dois garotos que apresenta uma distorção não diagnosticada onde era tratado como anormais, ou seja, um foi diagnosticado como retardado e o outro como um aluno indisciplinado e a partir dos diagnostico foi possível estabelece uma buscar por melhora na qualidade de vida dos garotos.
O filme de Michael Bortman “e seu nome é Jonas” é a historia de um garoto surdo que foi diagnosticado como retardado, passando três anos e quatro meses internado em um hospital. Ao sair do hospital seus pais o Srº Danny e a Sr.ª Jenny Corelli procuram uma clinica de instituto de surdo para possível diagnostico, onde fez teste pra saber se identificavam alguma perca de audição e passando a utilizar um aparelho para elevar o seu nível sonoro e aplicado o método da terapia da palavra. O garoto foi matriculado em uma escola de crianças surdas onde, porém na escola não era permitida a utilização de sinais de linguagem ou gestos (oralismo), porque as crianças se tornariam mais preguiçosas para aprender a usar a sua voz e ler os lábios. De acordo com estar vertente a criança que utilizar a linguagem de sinais só poderia conversar com os surdos e apresentando o curso de menor resistência e na escola só eram permitidas a utilizado dos métodos de repetição e prática, utilizados as mãos para se comunicar através de sinais a partir do momento que uma das crianças utilizasse esse método era amarrada a suas mãos.
A Sr.ª Jenny Corelli na terapia da palavra presenciou pessoas se comunicando por sinais, e veio a curiosidade de aprender mais sobre o assunto. Na busca de significados para compreender melhor seu filho encontrou-se duas vertentes: 1- Que não era permitido que as crianças não pudessem usar as mãos para se comunicar e a utilização de sinais (oralismo); 2- Que podia ser utilizado os meios possíveis inclusive sinais de linguagem (comunicação total). Convertendo tudo que a escola proibia, a mãe de