Estudante de Biomedicina
O vírus do herpes simples é um vírus DNA da família herpes viridae , os seres humanos são os reservatórios naturais . Existem dois tipos de HSV , o tipo um (HSV1) disseminase predominantemente na saliva infectada ou por lesões periorais , o tipo dois (HSV2) que envolve mais freqüentemente a área genital .
A infecção pelo Herpes simples (HSV) ou herpes vírus hominis é uma doença infecciosa aguda , sendo umas das mais comum do homem.No entretanto somente uma pequena porcentagem de infecções bucofaciais é causada pelo HSV2 pelo contato urogentital.
A infecção do HSV é considerada doença de distribuição universal , pois 50% a 90% dos adultos tem anticorpos contra o HSV tipo 1 e tipo 2 .
O HBS determina os quadros de intensidade variável o que depende muito do estado imune.A primeira infecção herpética pode ser subclínica divide passar despercebidamente fazendo que o individuo seja portador do vírus.Em outros indivíduos de infecção mais grave o primeiro ataque se caracteriza por febre ,irritabilidade,artralgia,malestar,cefaléia e linfodenopatia cervical . Em alguns dias iniciase manifestações bucais ou gengivoestomacais herpética primarias com lesões vesiculares amareladas que a estoura formando ulcerações que causa dor , edema e dificuldade em alimentarse.
Não há consenso quanto tempo tem a duração do quadro clínico , varia de sete a vinte dias o que equivale uma a duas semanas.
No adulto a infecção primária pode se manifestar com faringoamigdalites e os sintomas iniciais são dor de garganta , febre , malestar e cefaléia.Após a infecção primária o vírus fica em estado de latência nos gânglios nervosos do crânio ou na medula . A reativação pode ocorre pela exposição ao sol e ao frio , a