RELATORIO DE ESTAGIO CURSO DE GASTRONOMIA
WILLIAM DE BRITO ARAUJO
INFLUÊNCIA DA COZINHA PORTUGUESA NA BAHIA
Salvador
2015
WILLIAM DE BRITO ARAUJO
INFLUÊNCIA DA COZINHA PORTUGUESA NA BAHIA: aspectos da inovação organizacional
Relatório apresentado a Faculdade Batista Brasileira, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gastronomia.
Orientadora: Ariadenes Oliveira
Salvador
2015
AGRADECIMENTOS
Quero agradecer a meus pais que sempre me incentivaram a estudar e ser um pessoa disciplinada nos estudos. Que fizeram muito por mim para que eu pudesse seguir em frente no meu objetivo. Aos amigos que me deram total apoio a nunca desistir diante de algum obstáculo que viesse ocorrer. E ao nosso Deus pelo dom da vida que me deste.
RESUMO
A cozinha baiana é uma das mais diversificadas. É o resultado da reunião do que havia de melhor na cozinha africana, portuguesa e indígena unidas desde o tempo da colonização, predominando a herança africana. Os pratos baianos são peculiares, de sabor forte, belas cores e cheiro atrativo. Dos portugueses, herdou-se a técnica de conservação de carnes e peixes através do sal, os temperos verde, as especiarias, o azeite de oliva, as farinhas, a linguiça, a batata, o ovo e a doçaria, maior contribuição portuguesa. O coco foi introduzido na região pelos portugueses a partir do ano de 1535, desde então, tornou-se um importante alimento para o nordestino, sendo bastante utilizado na culinária.
Através do tema escolhido o relatório trará um pouco da experiência vivida na pesquisa das peculiaridades destas culturas culinárias e focando na abordagem importante da influência da cultura portuguesa na culinária baiana e de que forma tal influência se configura como inovação para atrair a