MAPAS CONCEITUAIS
Diante da necessidade de atrair os jovens estudantes e despertar neles o interesse para a aprendizagem dos conteúdos propostos nos currículos escolares, faz-se necessário desenvolver projetos integrados envolvendo os profissionais de diversas áreas do conhecimento para implementar essas propostas curriculares de uma forma contextualizada e interdisciplinar.
Para isso, os mapas conceituais são ferramentas importantes para ilustrar e resumir as propostas dos projetos integrados. Os mapas conceituais são diagramas donde pode-se estruturar os conceitos e estabelecer relações importantes entre eles. As áreas do conhecimento, cada uma, pode estabelecer um conceito que se deseja desenvolver/implementar e apontar as inter-relações com outros conceitos.
O PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) propõe o ensino dos conceitos apontados nos currículos escolares utilizando recursos tecnológicos como apoio, tais como softwares educacionais, aplicativos específicos, plataforma de jogos, etc. Com o objetivo de tornar as aulas ministradas pelos profissionais da educação mais atraentes e lúdicas, e, assim, despertar ainda mais o interesse pela aprendizagem dos conteúdos pelos jovens.
Os mapas conceituais utilizados para a implementação do PITEC, são estratégias que permite orientar os profissionais que irão se apoiar dos