Relatorio da visita de estudo ao museu do mar
Hora de chegada ao museu: 14h
No dia 12 de Janeiro duas turmas do 8º ano tiveram a sorte de ir a uma visita de estudo ao “Museu do Mar”.
A revista conseguiu falar com alguns alunos.
Revista: Qual foi o tema, o que é que estiveram a observar e a ouvir?
Alunos: A guia falou-nos de Cascais e de como cresceu, dos acontecimentos e evoluções em que D. Luís e o sei filho D. Carlos tiveram um papel muito importante, da quantidade de espécies marinha encontradas nos mares portugueses e dos pescadores.
Revista: E qual é o relacionamento do crescimento de cascais com D. Luís e D. Carlos?
Alunos: O rei D. Luís tinha uma grande paixão pelo mar, então escolheu Cascais como a sua região, onde tinha o seu castelo e a sua vida, e ao ter feito essa escolha começou-se a explorar aquela região, começando o comércio e outras actividades que deram vida a vila. Quando D. Luís morreu D. Carlos ficou com o trono, ele também herdou a paixão por Cascais e pelo mar. No seu 15º aniversário, D. Carlos traz para Portugal a luz eléctrica de França, e pela 1ª vez acendeu-se luz eléctrica em Cascais. No 16º aniversario, D. Carlos recebe o seu 1º barco, foi quando começou a explorar o mar e encontrando várias espécies marinhas.
Revista: Que tipo de espécies marinhas?
Alunos: Várias e muito diferentes, desde tubarões até lagostas e camarões. Tubarões tais como; o tubarão branco, fraque, demónio, azul,...
Outras espécies como; peixe-ouriço, espadartes, peixe-porco, tartaruga-corno com cerca de 2 m e 500 kg, cavalo-marinho, lagosta, cachalote (é tão grande que só o feto tem entre 3 e 4 m), focas, leões-marinhos, golfinhos,...
Revista: E quanto aos pescadores, falaram sobre o modo de vida e os trajes?
Alunos: Sim, a guia falou-nos dos pescadores e dos seus trajes, dos seus passatempos, e também da maneira como as peixeiras vendiam o peixe, até nos falou de uma peixeira em especial, a peixeira Maria Aranha.
Um