relatorio ctm
Sala: Turno: Data: _____/______/_____
Nota:
Nomes completos:
1. OBJETIVOS
Avaliar a dureza pelo método Rockwell.
Executar verificações empregando padrões de dureza.
2. INTRODUÇÃO
O ensaio de dureza é, juntamente com o ensaio de tração, um dos mais empregados na seleção e controle de qualidade dos metais. Intrinsecamente, a dureza é uma condição da superfície do material e não representa nenhuma propriedade fundamental da matéria.
Dois procedimentos são convencionalmente usados na sua avaliação e baseiam-se na:
1. resistência à penetração de uma ponta rígida, com geometria pré-definida e sob condições de carregamento padronizadas;
2. resistência ao risco que envolve um processo de corte de um metal pelo outro e, conseqüentemente, está relacionada à plasticidade de camadas superficiais muito finas.
Este ensaio é muito simples de ser executado e particularmente útil na avaliação dos diferentes componentes microestruturais do material.
Os métodos empregados na medição da dureza se distinguem basicamente pela forma do penetrador empregado e pelas condições de aplicação da carga. A escolha do método depende, dentre outros fatores, da natureza e dimensões da amostra além da espessura da camada a ser analisada.
Certos cuidados de validade do ensaio devem ser observados para os diferentes métodos de medição de dureza e a camada superficial observada deve ser representativa das condições do restante do material. Assim, os defeitos superficiais (trincas, poros, óxidos, carepa, etc) podem interferir no resultado. O acabamento superficial está intimamente relacionado com a carga e a forma do penetrador empregado, bem como com o procedimento de medição utilizado no ensaio.
2.1 MÉTODOS DE ENSAIO DE DUREZA
O ensaio de dureza é largamente utilizado na especificação e