Relatorio coleta de gases
Centro de ciências e Tecnologia
Unidade Acadêmica de Engenharia Química
Laboratório de Química Geral
COLETA DE GASES
Juliana Alecrim - 21215326
Márcia Camila – 21215670
Sheila Oliveira - 21211746
Objetivo
Esse experimento tem como finalidade de determinar o volume do gás carbônico (CO2 – dióxido de carbono) através da reação de um comprimido efervescente (sonrisal) com uma solução de ácido clorídrico (HCl), medido á temperatura e pressão ambiente.
Introdução
No estudo dos gases adota-se um modelo teórico, simples e que na prática não existe, com o comportamento aproximado dos gases reais. Os gases são, geralmente, coletados através de deslocamento de água. O gás sobre a superfície da água está misturado com vapor de água, as moléculas de vapor de também exercem uma pressão, chamada pressão de vapor. A equação para se calcular a pressão parcial do gás é diferente para cada resultado do experimento. Se o nível da água é o mesmo dentro e fora da proveta que recolhe o gás, então a pressão é a mesma dentro e fora dela, a equação usada é Pg = Patm – Pv(H2O). Se o nível da água estiver maior dentro da proveta, a pressão externa é maior que a interna e a equação será Pg = Patm – Ph – Pv(H2O). Caso contrário a pressão interna será maior que a externa e a equação usada Patm = Pg + Pv(H2O) + Ph.
Revisão bibliográfica
Conceito de gás: a diferença entre gás e vapor é dada pela temperatura crítica. O vapor é a matéria no estado gasoso, estado esse que pode ser liquefeito com o aumento da pressão. Ao contrário do vapor, o gás é um fluido impossível de ser liquefeito com um simples aumento de pressão. Essa possibilidade de liquefação é o que diferencia gás de vapor. Características de uma substância no estado gasoso - Não tem forma e nem volume próprios. O gás assume o formato do recipiente em que está contido e