Espinha de peixe
Saia de casa mais cedo do que precisaria, não há nada pior que se atrasar logo no primeiro dia. Se chegar cedo demais, passe em alguma padaria, leia o jornal, tome um café. Assim como se atrasar, chegar cedo demais também pode pegar mal e até atrapalhar a rotina do seu chefe.
3. Decore as informações básicas
Alguns detalhes parecem apenas detalhes, mas são essenciais. Saber a localização da sua mesa, por exemplo, pode parecer bobagem, mas dependendo do tamanho da empresa você pode passar pela constrangedora situação de ter que pedir ajuda para encontrá-la. Para não ficar perguntando aos seus colegas de trabalho a mesma coisa toda hora e correr o risco de passar vergonha é bom decorar também: onde ficam os banheiros, a cozinha, a sala do chefe, e os outros locais relevantes; o número do seu ramal e das pessoas com quem irá trabalhar; as senhas e logins de internet; o nome e o cargo do chefe e dos seus colegas de trabalho, e aproveite para chamá-los pelo nome, pois isso demonstra segurança e envolvimento.
4. Seja discreto
É o primeiro dia, portanto mesmo que você seja uma pessoa extrovertida procure manter-se discreto e observe mais do que fala. Isso vale também para o modo de se vestir. Não exagere na simpatia, mas também tome cuidado com a timidez (que às vezes pode ser confundida com arrogância). Dê bom dia a todos e converse na medida do possível, mas mantenha sempre um meio termo, lembrando que o bom humor é um ótimo passaporte para que as pessoas gostem de você.
5. Não tenha medo de perguntar
Esse é o dia certo para tirar suas dúvidas. Anote tudo que achar necessário e preste muita atenção a tudo que te disserem. É muito chato fazer perguntas que já foram explicadas. Se não entender algo, questione mas pense antes para não perguntar algo óbvio. Procure não fazer críticas e nem oferecer sugestões, ainda é cedo para isso, mas na hora certa serão bem vindas.
6. Política da empresa
É bom já ir entendendo como as coisas funcionam no seu novo