Relatorio Cereais
Cereais são alimentos de origem vegetal, constituídos de grãos e largamente consumidos pelos povos do mundo todo. O nome cereal deriva de Ceres, a deusa grega da agricultura e da colheita. Os principais cereais cultivados são: arroz, trigo, milho, aveia, centeio, cevada e triticale. O arroz (principal cereal consumida na população brasileira). Os cereais são excelentes fontes de carboidrato e energia, contendo também proteína e vitaminas. Os integrais além desses nutrientes, são ricos em fibras, minerais e possuem maior teor de tiamina. (Philippi, 2008).
Todavia, esses alimentos são pobres em alguns aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B, em especial a vitamina b3, onde em uma dieta desbalanceada no qual o principal grupo alimentar consumido seja o de cereais, pode acarretar uma doença conhecida popularmente como pelagra. A pelagra tem como sintomas o surgimento de manchas na pele, diarreia e demência e é causada pela deficiência da vitamina B3 e da niacina (aminoácido pouco presente em grãos) (FRAZÃO, 2007).
Uma das maneiras de melhor aproveitar os benefícios dos cereais é empregar métodos de cocção corretos para evitar perda nutricional e garantir uma boa análise sensorial do consumidor, garantindo sabor, aroma e boa digestão.
Arroz japonês: por característica, apresenta-se com grãos unidos. Quanto às propriedades nutricionais, possui maior quantidade de carboiratos que todos, por possuir maior quantidade de amido em sua parte externa, o que dá a massa que une os grãos. Grão curto e arredondado, conhecido também, como arroz cateto, tem grande capacidade aglutinadora e seu uso é bastante popular na cozinha japonesa e no preparo de sushi (ALMANAQUE DO ARROZ, 2011).
Conforme relatado por Philippi (2008), as propriedades do amido são: a gelatinização que é quando há uma dilatação dos grânulos de amido quando submetidos à água aquecida, com conseqüente aumento de volume, a dextrinização que é a hidrólise do amido, ocorre no aquecimento