Relatorio Cargas
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – TURMA 4FN
RELATÓRIO DA AULA DE FÍSICA III NO LABORATÓRIO
DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL: DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS ELÉTRICAS NOS CORPOS; PODER DAS PONTAS E LINHAS DE FORÇA EM UM CAMPO ELÉTRICO
PROFESSORA: FERNANDA GONÇALVES
NOME COMPLETO DOS ACADÊMICOS:
BARRA MANSA
AGOSTO/2013
SUMÁRIO
CONTEÚDO
OBJETIVOS 3
INTRODUÇÃO 4
RELAÇÃO DE MATERIAIS 5
METODOLOGIA 6
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
OBJETIVOS
Demonstrar a existência de cargas elétricas e suas propriedades.
INTRODUÇÃO
Para estudarmos cargas elétricas nos corpos, temos que partir do princípio que todo corpo é formado por partículas que possuem cargas positivas (prótons), negativas (elétrons) e neutras (nêutrons). Por sua vez toda partícula fica em equilíbrio no seu estado inicial, ou seja, neutras; podendo ficar positiva ou negativamente carregada a partir de uma reação.
Sabe-se que num condutor carregado em equilíbrio, a carga elétrica se distribui apenas na superfície externa. Mas essa distribuição de carga só é influenciada no caso muito particular de um condutor esférico afastado da influência de outros condutores.
Verificou-se experimentalmente que, quanto menor era o raio de curvatura de uma pequena região de um condutor carregado, maior era a densidade superficial de carga, havendo grande acumulo de cargas elétricas nas regiões pontiagudas.
Já sob as linhas de força (ou de campo) as mesmas são imaginárias, tangentes aos vetores campo elétrico em cada ponto do espaço sob a influência elétrica e no mesmo sentido dos vetores campo elétrico, independendo do tipo de campo elétrico.
RELAÇÃO DE MATERIAIS
1ª. Experiência: Distribuição de cargas elétricas nos corpos.
Gerador eletrostático com controlador de