Processo de obtenção de água DI
Introdução
O processo de transformação de Água de torneira(H2O) em Água (H2O) DI, em processo de Condensação.
Objetivo
Processos de obtenção de água (H2O) DI por destilação e por resinas trocadoras de íons.
Materiais e Métodos
Foram utilizados o Becker de 400 ml, Becker de 50 ml, Bagueta de Vidro, Balão de Fundo Redondo, Condensador (Tipo Reto), Proveta Graduada de 100 ml, Suporte Universal, Manta Aquecedora, Sulfato de Cobre P.A (CuSO4), Água (H2O), Balança Semi-analítica, Termômetro, Rolha, Garra de Condensador.
Resultados e Discussões
1. Primeira Etapa: Foi pesado em um becker 10 gr de Sulfato de Cobre (CuSO4), com o auxílio da balança analítica e reservado. Logo em seguida foi medido na proveta 100 ml de água (H2O) e transferido para o becker reservado, sendo assim agitando a solução com a bagueta até a total solubilização e obtendo uma cor azul.
2. Segunda Etapa: Montamos o sistema de destilação, com o balão de fundo redondo alojado a manta aquecedora e conectado ao Condensador (Tipo Reto), o mesmo estava preso com a garra de condensador no suporte universal e conectado a água de torneira para o resfriamento do mesmo.
3. Terceira Etapa: Foi colocado a solução de Sulfato de Cobre (CuSO4), no balão de fundo redondo e ligado a manta aquecedora na temperatura de 100ºC, em seguida foi ligada a água (com a temperatura de 21ºC) para que a mesma pudesse entrar no condensador e fazer um ciclo de resfriamento.
4. Quarta Etapa: Quando a solução entrou em ebulição o termômetro atingiu a temperatura de 96ºC, gerando vapor. Esse vapor começou a percorrer o canal do condensador (Tipo Reto), sendo assim resfriado pela água (H2O) por sua vez passando pelas paredes do condensador. Fazendo com que esse vapor se transforme em líquido novamente. A partir da 1º gota que saiu do condensador, cronometra - se 30 minutos, para que possamos ver o quanto da solução