Relatório perda de carga
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS
Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais
Engenharia de Produção – Mecânica
AMANDA AQUINO
TAMYRES FÉLIX
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 3:
Determinação da perda de carga
SETE LAGOAS
2013
1 INTRODUÇÃO
Perda de carga é um termo genérico designativo do consumo de energia desprendido de um fluido para vencer as resistências ao escoamento. Essa energia de perde na forma de calor.
A principal utilização da perda de carga é em instalações hidráulicas, como exemplo podemos citar instalações de bombeamento, quanto maior a perda de carga, maior será o consumo de energia da bomba. Para uma estimativa real do consumo de energia, é necessário que o cálculo das perdas seja o mais preciso possível.
Fatores podem afetar este escoamento, como: rugosidade do material, densidade, velocidade, diâmetro, etc. As perdas de carga se dividem em duas classificações: * Perda de carga contínua ou distribuída (hf): é ocasionada pela resistência oferecida ao escoamento do fluído ao longo da tubulação. Quanto maior o comprimento do tubo, maior será a perda de carga. Quanto menor o diâmetro, maior também será a perda de carga. * Perda de carga acidental ou localizada (ha): ocorre todas as vezes que sobrevém uma mudança no valor da velocidade e na direção da velocidade, por exemplo, variações causadas pelas peças necessárias para a montagem da tubulação.
Nos experimentos realizados, calculamos as perdas de carga em três tubulações com perfis distintos.
2 OBJETIVOS
* Determinar as perdas de carga em cada perfil de tubulação através de cálculos; * Comparar as perdas de cargas para cada tubulação.
3 METODOLOGIA
3.1 Materiais
Para as práticas realizadas no laboratório de fluidos mecânicos, no dia 11 de abril de 2013, do UNIFEMM (Centro Universitário de Sete Lagoas) foram utilizados os seguintes materiais: * Tubulações feitas de metal; * Tubulação