Contabilidade
Este trabalho abordará o tema: O Conselho Federal de Contabilidade.
O objetivo deste trabalho é demonstrar as atribuições pertinentes ao Conselho Federal de Contabilidade.
O texto aqui produzido é resultado de pesquisas bibliográficas em livros e sites eletrônicos.
Por fim, o tema será desenvolvido a partir de quatro itens: Criação e definição das atribuições do CFC, Excelência na Contabilidade, Coordenadoria Jurídica do CFC e Eventos realizados pelo CFC.
2 Conselho Federal de Contabilidade
Criação e definição das atribuições do CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).
É uma autarquia de caráter corporativo, sem vínculo com a Administração Pública do Brasil.
Atribui-se desde 1983 a função de organização de uma doutrina oficial contábil brasileira, cujo conjunto denomina de Normas Brasileira de Contabilidade, aprovadas periodicamente por Resoluções.
Foram criados o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade, de acordo com o que preceitua o Decreto acima citado, do qual transcrevo os seguintes itens:.
A fiscalização do exercício da profissão, de contabilista, assim atendendo-se os profissionais habilitados como contadores e guarda-livros, de acordo com as disposições constantes do Decreto nº 20.158, de 30 de Junho de 1931, Decreto nº 21.033, de 8 de Fevereiro de 1932, Decreto-lei número 6.141, de 28 de Dezembro de 1943 e Decreto-lei nº 7.988, de 22 de Setembro de 1945, será exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade a que se