relatorio bqi
Aminoácidos são moléculas orgânicas que contêm um grupo carboxílico (COOH ), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. Esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos. A representação de forma genérica de um aminoácido é mostrada abaixo:
Estrutura geral de um aminoácido
Os aminoácidos podem ser de dois tipos: essenciais e não essenciais. Aminoácidos não-essenciais são aqueles que o organismo consegue produzir e os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não é capaz de sintetizar e por isso a única forma de obtê-los é através da ingestão de certas alimentos como carne , ovos , leite e seus derivados. Nem todos os alimentos contêm todos os aminoácidos, por isso a alimentação deve ser bastante diversificada.
Os aminoácidos são substâncias anfóteras, ou seja, pode atuar como ácidos ou como bases. Existem 2 grupos ácidos fortes ionizados, um –COOH e um –NH3+ . Em solução essas duas formas estão em equilíbrio protônico. Assim, dependendo do meio, os aminoácidos podem atuar como ácidos (protonado, podendo doar prótons), neutros (a forma protonada e a forma receptora de prótons em equilíbrio) e base (base conjugada do ácido correspondente, ou seja, perdeu prótons, e agora é receptora deles).
O presente trabalho visa fornecer conhecimento para representar em forma logarítmica a constante de dissociação de um ácido. E Através das características apresentadas pelos aminoácidos será possível identificação um aminoácido desconhecido. O trabalho visa também promover o entendimento a respeito do conceito de ponto isoelétrico, pK e como identificar um aminoácido pelo pK de seus grupos ionizáveis.
2- Material
2.1-