Relatorio adegas ponte da barca
Visita de Estudo á Adega de Ponte da Barca
Professoras: Sílvia Presa e Luísa Quitério
Daniela da Silva Ramos Mendes nº09 10ºN
Viana do Castelo, 26 de outubro de 2012
Objectivo:
A visita de estudo á Adega de Ponte da Barca tem como principais objectivos:
• Observação do processo de produção dos vinhos tinto e branco, como as várias técnicas utilizadas: recepção das uvas, esmagamento, prensagem, fermentação alcoólica, filtração e engarrafamento.
• Observação do processo do controlo da qualidade dos vinhos tinto e branco em laboratório.
Desenvolvimento: A adega de Ponte da Barca está situada na região norte de Portugal, mais concretamente em Agrelos, Ponte da Barca. Trabalha desde 1968 na produção de vinhos verdes. Actualmente possui tecnologias avançadas e sofisticadas tanto na produção dos vinhos como no laboratório.
Dia 6 de Novembro de 2012 fomos fazer uma visita de estudo á adega de Ponte da Barca, fomos guiados por um trabalhador, David Amorim. A visita consistiu na passagem por todas as etapas de produção dos vinhos.
Começamos por saber que a chegada das uvas á adega acontece por volta dos últimos dias de outubro de seguida podemos observar todos os maquinismos utilizados para o processo do vinho, processos esses como:
• Esmagamento: consiste em rasgar as películas dos bagos de uva, para que a polpa e o sumo se liberte, nesta adega já não é feito o esmagamento tradicional, já á mecanizado e as uvas são esmagadas por rolos.
• Prensagem: é utilizada para extrair todo o sumo do mosto da uva, na prensa existe um tambor giratório perfurado onde faz com que o suco e as cascas passem mas que os galhos fiquem retidos.
• Fermentação alcoólica: consiste no adicionamento de açúcar e levedura ao mosto, os tanques de fermentação são feitos de aço e podem armazenar ate 12 mil litros, este processo pode demorar até 4 semanas.
• Filtração: consiste na filtração de impurezas que possam existir no vinho