Órtese de mmii
FACULDADE DE CEILÂNDIA
TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE
PAULA TORRES MELO 10/0037925
THUANY FISCHER LUCENA 10/0041078
ÓRTESES MMII
BRASÍLIA, DF
DEZEMBRO DE 2012
PAULA TORRES MELO 10/0037925
THUANY FISCHER LUCENA 10/0041078
ÓRTESES MMII
Pesquisa e apresentação como parte da nota do curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, disciplina Tecnologia Assistiva e Acessibilidade regida pelas profa. Dr. Ana Cristina J. Alves e profa. Dr. Clarissa Cardoso.
BRASÍLIA, DF
DEZEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
A palavra órtese deriva da expressão grega “tornar correto”. Órtese é um aparelho ortopédico utilizado para oferecer apoio, alinhar, evitar ou corrigir deformidades de uma parte do corpo. Ortotista é o profissional de saúde que cria, fabrica, e coloca órteses em pacientes. Tala, tipóias, coletes, peças de roupas compressivas e ataduras são órteses temporárias.
Os profissionais que trabalham com órteses incluem ortotista, médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e outros profissionais de saúde que compõem a equipe. Destacamos os Fisioterapeutas que tem como principal responsabilidade sobre a avaliação do equilíbrio do paciente, movimentação das articulações, força muscular, condição da pele e função atual e potencial, assim como sobre o treinamento do paciente em colocar e tirar a órtese, utilizá-la corretamente e mantê-la; e terapeutas Ocupacionais que Contribuem para a prescrição ortótica, principalmente dos membros superiores, na instrução sobre a construção de talas e aparelhos semelhantes. Importante para casos de incapacidades físicas que restringem pacientes ao uso de órteses.
Indicar e prescrever órteses corretamente é muito importante, tanto quanto saber dimensionar o uso dentro do contexto. O uso de