RELATORIO 20 HORAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS-6º SEMESTRE
Otávio Laurentino da Silva
PREPARO DE SABÃO ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE ÓLEOS RESIDUAIS
RESUMO
Neste relatório está descrito a maneira “caseira” de se preparar sabão a partir do óleo utilizado em cozinha e álcool, e equipamentos de proteção individual, já que foi necessário manusear soda cáustica concentrada.
INTRODUÇÃO
Durante centenas de anos os sabões foram usados para processos de limpeza e lavagem, em todo o mundo, sendo conhecido há mais de 2.500 anos. Os fenícios se banhavam fazendo uso de uma pasta obtida fervendo banha de cabra com cinzas de madeira.
Os antigos romanos apreciavam muito os diferentes e perfumados tipos de sabões em suas termas, mas com a queda do Império Romano ninguém mais ouviu falar de tal produto. O sabão só veio reaparecer no século IX na cidade de Savona, Itália (eis aí a origem do seu nome), mas era usado apenas pelos nobres. A difusão em larga escala do sabão só veio ocorrer cerca de dez séculos depois
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação, que é basicamente a interação (reação química) que ocorre entre um ácido graxo existentes em óleos e gorduras com uma base forte em aquecimento.
MATERIAIS.
Nessa receita de sabão de álcool, foi utilizado:
4 litros de álcool.
4 litros de óleo vegetal usado.
1 KG de soda cálcica
8 litros de agua
Garrafas de amaciante ou pet
MODO DE PREPARAR.
Orientado pela senhora Lindalva Silva Sobrinho da Silva moradora da travessa 3 146E JD Paulista, Tangara da Serra MT. (65- 99857630).
Todo esses produtos são despejado em uma bacia plástica, em sua sequencia correta, são misturados todos ali no mesmo local, e mexendo com colher de madeira ate da ponto para ser engarrafado, utilizando garrafas de amaciante ou pets para aproveitamento e reciclar para não despeja essa garrafas no meio ambiente.