Relatorio 2
A mudança de estado líquido-sólido e a mudança de estado sólido-líquido
OBJETIVO:
Concluir que na mistura de gelo picado com sal de cozinha se obtém uma mistura refrigerante;
Concluir que durante a mudança de estado a temperatura não varia;
Identificar e descrever as mudanças de estado denominadas solidificação e liquefação.
INTRODUÇÃO:
A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água; em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
PROCEDIMENTOS:
1º Anotar a temperatura inicial t0 indicada no termômetro.
R: t0 = 26o
2º Colocar o segundo termômetro no interior do gelo picado, aguarde 3 minutos e anote a temperatura final tf (temperatura de equilíbrio térmico)
R: tf = 2o C
3º Coloque o segundo termômetro no interior da mistura de gelo e sal, aguarde 3 minutos e anote a temperatura final de equilíbrio térmico.
R: t= -10o C
4º Com a seringa, coloque água no interior do tubo de ensaio até cobrir o bulbo do termômetro.
Registre a temperatura inicial t0 da água líquida contida no tubo de ensaio, considerando o instante desta leitura inicial como zero.
R: tH2O inicical = 26o C
5º Com o agitador, movimente, de vez em quando, a água no interior do tubo de ensaio, anotando a temperatura e registrando o observado, de 2 em 2 minutos, durante 10 minutos. ti = 0o C tf = 0o C
GRAFICO:
RESULTADOS:
A mistura de gelo e sal do becker faz com que a temperatura da água contida no interior do tubo de ensaio diminua até o seu congelamento .
A água no interior do tubo de ensaio