Relatorio 1 de quimica
André Carlos
Quimica Geral
Objectivos * Determinar o calor desenvolvido em alguns processos * Calcular a variação da entalpia em processos e comprovar o carácter extensico e de função do estado da entalpia
Resumo teórico
De acordo com a lei de Hess, o calor desenvolvido (Q) num processo à pressao constante e a variação de entalpia é o mesmo quer o processo ocorra directamente numa só etapa, quer em várias.
Para calcular o calor libertado em cada processo deve ser medida a variação de temperatura dT que é a diferença de temperaturas final e inicial em cada experiencia. Calcula-se através da seguinte fórmula:
Q=m*c*dT ou dH= m*c*T
Material Usado * Espátula * Termómetro * Rolha de Borracha * Balança * Copo de Erlenmeyer * Vidro de Relógio * Proveta Graduada
Reagentes
* NaOH sólido: 1,6g * Solução de NaOH: 0,5 mol/l * Solução de HCl: 1 mol/l e 0,5 mol/l
Experiência 1
Reacção 1: NaOHs+H2ONa++OH-(aq)
Procedimentos
1. Deitou-se num copo de Erlenmeyer de 200ml, 80ml de agua destilada com uma proveta 2. Introduziu-se um termómetro na água e fez-se a leitura da temperatura inicial. 3. Pesou-se 1,9g de NaOH, e rapidamente colocou-se no Erlenmeyer onde se mediu a temperatura a cada minuto até atingir a estabilidade. Os resultados foram registados numa tabela.
Experiência 2
Reacção 2: NaOHs+HClNaCl(aq)+H2O 1. Deitou-se num copo de Erlenmeyer de 200ml, 80ml de ácido clorídrico á 0,5M com uma proveta 2. Introduziu-se um termómetro na água e fez-se a leitura da temperatura inicial. 3. Pesou-se 1,9g de NaOH, e rapidamente colocou-se no Erlenmeyer onde se mediu a temperatura a cada minuto até atingir a estabilidade. Os resultados foram registados numa tabela.
Experiencia 3
NaOHs+HClNaCl(aq)+H2O
1. Deitou-se num copo de Erlenmeyer de 200ml, 40ml HCl a 1M com uma proveta 2. Introduziu-se um termómetro na água e fez-se a leitura da temperatura inicial.