Quimica
DE
ALUNA: Gabrielle Salomé Machado De Araújo
PROFESSORA: Alexandra
SALA: 25 SERIE: 1º TURMA: Azul TURNO : Manhã
Principais Processos De Separação De Mistura
HETEROGÊNIA
São misturas que se pode identificar a olho nu, por exemplo, (água+óleo).
Todas as fases são sólidas
Peneiração A Peneiração é separar algo mais fino de algo mais grosso.
Ex: Ao peneirar Areia, os grãos finos de areia passam e ficam embaixo, enquanto as pedras maiores ficam retidas na peneira.
Ventilação
A Ventilação é um processo de separação de mistura heterogênea.
Funciona assim: Com a ação dos ventos o material menos denso voa e o mais denso fica assim você consegue separar. Exemplo: Separar casca de Arroz.
Levigação
A Levigação é um processo semelhante à Flotação, que utiliza normalmente água para separar componentes triturados; os mais densos se depositam e os menos densos são arrastados.
Exemplo: Separação de pepitas de ouro da areia e do cascalho nos garimpos.
Flotação
A Flotação é um processo de separação por um líquido de densidade intermediária entre dois sólidos de densidades diferentes. O sólido menos denso flutua no líquido. Exemplo: separação do ouro do seu minério com o auxílio de mercúrio líquido.
Dissolução fracionada
A Dissolução fracionada é um processo de separação por meio de um líquido que dissolve apenas um componente e não dissolve os outros. Necessita de um método auxiliar para retirar o líquido adicionado, geralmente filtração e evaporação. Ex.: mistura de areia e sal.
Filtração
Filtragem é quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.
No caso das partículas sólidas serem muito pequenas pode recorrer-se a um filtro de porcelana porosa. O mais corrente é o filtro de papel, que se dobra em quatro partes, formando-se um