Desenvolvimento de coleção
Entretanto, entre as várias funções que um designer de moda possui dentro de uma empresa, a que pode ser considerada como fundamental para garantir distinção e destaque para a marca é o processo de planejamento e desenvolvimento de coleções. Aliado a esse processo o designer busca criar um estilo que seja reconhecido e associado à marca; a identidade de marca.
Esse trabalho tem início, pelo menos, oito meses antes de vermos o produto final exibido nas vitrines e apresenta técnicas e metodologias a serem seguidas.
A primeira fase do processo de planejamento e desenvolvimento acontece fora da empresa. Com dois anos de antecedência, em encontros promovidos por escritórios especializados em pesquisa de comportamento e por bureaux, são definidas as primeiras apostas de cores e tecidos para tendências futuras. A partir de informações geradas nesses encontros, empresas têxteis incorporam essas tendências na elaboração de seus tecidos.
As apresentações das amostras de tecidos e cartela de cores para o segmento do vestuário acontecem com, pelo menos, seis meses de antecedência ao lançamento das coleções. Com isso, as equipes de desenvolvimento de coleção podem identificar as tendências que irão direcionar suas pesquisas temáticas e compor a coleção.
| | |
Para definir o tema da coleção é fundamental a identificação do público-alvo. O sucesso de um projeto está, em grande parte, relacionado à definição do tema, que, por sua vez, deve levar em conta preferências, anseios e comportamentos do