POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO
ALUNAS: ALICE GOMES; CÍCERA CAMPOS; ELAINE FREIRE LESSA; ISABEL ROCHA; JUSCELAINE VIEIRA; LEÍZA ESPÍNOLA; LEODETE GLAESER; LUCIANA CASTRO
TÍTULO: POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO
Disciplina: Noções Básicas de Formação e Desenvolvimento de Acervos
Professor: Rafael Calixto Aguena
Dourados MS 2011
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO
1 APRESENTAÇÃO
1.1 Identificação da Clientela
A clientela da Biblioteca Universitária Unigran é composta por professores, acadêmicos e funcionários da instituição. Sendo que a comunidade externa poderá realizar pesquisa apenas local dentro da biblioteca, não podendo fazer empréstimo residencial.
1.2 Descrição Geral da Comunidade
A comunidade da Biblioteca Universitária Unigran destinam-se aos docentes, os discentes de graduação, matriculados regularmente nos cursos oferecidos pela mantenedora, os de pós graduação e funcionários da instituição.
2 JUSTIFICATIVA
Com o surgimento das tecnologias da informação as unidades informacionais se depararam com a grande quantidade de informações e suportes disponíveis. Antigamente o desenvolvimento de coleção era baseado somente na aquisição, a única forma de se destacar como biblioteca era expandindo seu acervo e seu espaço. A aquisição exaustiva de obras propiciou a queda na qualidade das aquisições e das verbas destinadas a esse fim. O termo desenvolvimento de coleção surgiu com a intenção de se criar procedimentos e critérios para construir acervos equilibrados.
Segundo Vergueiro a atenção com o desenvolvimento de coleções em bibliotecas surgiu
“a partir das ultimas décadas, quando se tornou cada vez mais claro, para bibliotecários e administradores em geral, que era praticamente impossível acompanhar o ritmo alucinante de crescimento dos materiais informacionais [...] tanto no que dizia respeito a construção de