Visita técnica ao Museu da Loucura
Adnilson Vaz
No dia 10 de junho de 2014, estudantes do 1º período do curso de Psicologia do CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, realizaram uma visita técnica ao “Museu da Loucura” em Barbacena. Dois ônibus partiram de Juiz de Fora, levando os estudantes a um encontro com a triste história da saúde mental no Brasil.
O museu, inaugurado em 1996, mantém os registros históricos de uma época em que a ignorância e o descaso somados à impotência das boas pessoas produziram um quadro de desumanidade, comparável aos diversos casos de genocídio já registrados na historia humana.
Ao chegarem às antigas terras do traidor da Inconfidência, os estudantes se reuniram numa residência antiga, sobrevivente do período colonial, onde portas e paredes centenárias inspiravam pensamentos conspiratórios, como se em cada fresta verdades ocultas os espionassem.
Os estudantes foram recebidos pela equipe do Hospital Psiquiátrico que administra o museu, a modernidade expressa nos discursos da equipe contrastava com o ambiente, como se presente e passado se encontrassem, e o presente humildemente clamasse por redenção, num pedido tímido de perdão.
Após a acolhida, os visitantes silenciosos caminhavam lentamente sob uma mesma atmosfera de repúdio, ao observar aqueles registros de sofrimento humano. As pessoas se entreolhavam, quase não falavam, nos semblantes era impossível esconder o espanto, conter o choro, engolir a seco o amargo fel da realidade. Muitas lições foram aprendidas naquele dia, saímos diferentes dali.
Foi um profundo exercício de reflexão que se manterá impresso por toda uma vida.