DESENVOLVIMENTO DE TEMA E CONCEITO PARA UMA COLEÇÃO
TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA
PESQUISA E CRIAÇÃO
ANA CRISTINA MARIANO ORATHES
ERIKA XAVIER DA SILVA
JULIANA RIBEIRO NUNES
TALITA VILELA
TANLIN NISHIMURA
DESENVOLVIMENTO DE TEMA E CONCEITO PARA UMA COLEÇÃO
EXERCÍCIO EM SALA
APUCARANA
2010
O tema escolhido foi o PODER, esse que determina àquele que o possui o direito de agir, decidir, mandar; que dispõe de grandes forças, grandes recursos.
No cartaz abstrato o foco principal foi à mulher poderosa. Ela está imponente ao centro, rodeada por inúmeros livros, e sua imagem vem retratada como se estivesse num espelho luxuoso, com armação de jóias, rubis, diamantes.
O cartaz conceitual retrata o design dessa coleção. Uma mulher de classe alta, elegante, bem instruída; rodeada por carros luxuosos, jóias, viagens, maquiagens, roupas, artigos de luxo e tudo o que uma mulher de classe alta e poderosa pode ter e comprar.
Por fim, o cartaz narrativo traduz a história da mulher mais poderosa da moda, a temida Miranda Priestly, personagem principal do filme “O Diabo Veste Prada”:
“No mundo inebriante da moda de Nova York, onde o manequim 36 é o novo 40 e um cabelo mal arrumado pode acabar com uma carreira, a revista Runway é o próprio Santo Graal. Administrada com pulso forte e sofisticado por Miranda Priestly (MERYL STREEP), a mulher mais poderosa da moda, Runway é uma temível armadura para qualquer um que deseje vencer na indústria da moda.
Para transformar a revista na bíblia da moda de Nova York e, portanto, da moda mundial, Miranda não deixou pedra sobre pedra em seu caminho, inclusive uma longa lista de assistentes que não conseguiram se manter no posto. É um emprego ao qual só sobrevive quem não tem respeito próprio e, no entanto, é uma oportunidade pela qual um milhão de jovens mulheres em Nova York matariam para conseguir.
Um cargo de assistente de Miranda poderia escancarar as portas para a recém-formada Andy Sachs (ANNE HATHAWAY).