Relatorio Quimica 1
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-la através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. A temperatura da chama do bico de Bunsen é o suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
2 Objetivo
Manusear corretamente o bico de Bunsen e realizar o “teste da chama” com o intuito de observar a combustão de 9 (nove) sais diferentes relacionando a cor da chama obtida pelo aquecimento de sais com as mudanças de níveis energéticos.
3 Metodologia
3.1 Materiais Utilizados
Bico de Bunsen: Basicamente, o bico de Bunsen é um queimador de gás de pequeno porte com uma chama ajustável, onde pode-se manipular a quantidade de gás e ar;
Pinça de madeira: foi utilizado para segurar pedaço de arame durante o aquecimento direto no bico de Bunsen, evitando assim queimaduras;
Pedaço de arame de cerca de 10 centímetros: foi utilizado como alça de transferência;
Vidro de relógio: utilizado para manusear com segurança os sais;
Sais de diversos tipos contendo cátions metálicos;
Solução ácida de HCl: o ácido clorídrico é um ácido inorgânico forte, isso significa que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo.
Béquer com capacidade de 40 ml: