Atps
Segundo a OMS a maior causa de óbitos no mundo , são as doenças cardiovasculares, essas doenças quase sempre são desencadeadas pelo sedentarismo, pela obesidade e pela má alimentação. A OMS encara a obesidade como doença epidêmica do século XXl.
Resultados de alguns estudos tem mostrado que na sociedade atual, grande parte da população vem apresentando hábitos de vida sedentários, impedindo a realização de esforços físicos que possam garantir melhores níveis de saúde, biológica, psicológica e emocional (Barnekow-Bergkvist, Janlert &Jansson,1996; Pate, Long & Heatht, 1994; Telema, Laakso & Yang, 1994;).
Estes hábitos também têm atingido crianças e adolescentes, que com o surgimento de novas atrações lúdicas, como vídeo games, computadores, tablets, etc. vem substituindo atividades tradicionais que envolvem o movimento, causando prejuízos para a saúde e para a vida.
Hoje é comum encontrar uma criança com problemas de obesidade, diabetes, hipertensão e vários outros problemas relacionados ao sedentarismo.
Há estudos que mostram que a probabilidade de reverter esta situação é grande, mediante programas orientados de atividade física. Programas estes que deveriam estar presentes em todas as escolas, pois é o lugar que a criança passa boa parte do tempo.
A principal meta dos programas de educação para a saúde através da educação física escolar é proporcionar fundamentação teórica e prática que possa levar os educandos a incorporarem conhecimentos, de tal forma que os credencie a praticar atividade física relacionada a saúde, a ter uma alimentação saudável, tendo consciência de quais alimentos são essenciais para uma boa saúde, dar condição para que o aluno se aproprie do conteúdo, se conscientize e leve para a sua vida cotidiana.
Vamos abordar como tema principal dentro de nossas estratégias a pirâmide alimentar.
Pirâmide Alimentar
A pirâmide alimentar visa a promoção da saúde, identificando os alimentos de forma atrativa, para que todos tenham