Relatoria Quimica 2
ANA CLAUDIA DE ABREU
ANA CLAUDIA DE SOUZA
AYSLAN SOUZA DE ALMEIDA
CRYSTOFER AUGUSTO WALKER
FABRICIO GUARNIERI DE PAULA
GUSTAVO JUNIOR SKIERKYNSKI VARELA DA SILVA
JOÃO VICTOR FERREIRA
AULA PRÁTICA 02: ENSAIO DE COLORAÇÃO DE CHAMA – ESTRUTURA ATÔMICA
Relatório apresentado como requisito à nota parcial na disciplina de Química do curso de Engenharia Civil.
Prof. Msc Lilian Contarti.
CURITIBA
2015
RESULTADOS
1) Ensaio de Coloração de Chama:
Elemento
Cor observada na
Chama
Cor descrita na
Literatura
Justificativa
Sódio (Na)
Laranja
Amarelo-alaranjado
O cloreto de sódio foi a primeira amostra que o grupo analisou que emitiu a coloração laranja, como afirma Vogel (1986) essa coloração característica do elemento sódio, apresenta baixa energia de ionização igual a 497,5 kj mol-1, quando o elétron é irradiado pela luz a energia absorvida excita-o para o nível de energia. Podemos notar a presença do sódio em uma simples vela, onde sua chama é da cor amarelo-alaranjado.
Potássio (K)
Laranja
Violeta-pálido
O cloreto de potássio ao ser colocado na chama, apresentou coloração também laranja, devido a coloração apresentada com a busca na literatura chegamos à conclusão de que o fio de Monel poderia estar contaminado ainda pelo cloreto de sódio, por ser um elemento de maior contaminação. Sua coloração correta é o violeta-pálido. Nas queimadas é comum encontrar labaredas de cor violeta, resultado do potássio liberado pela madeira das arvores.
Cálcio (Ca)
Vermelho
Vermelho-alaranjado
O cloreto de cálcio foi submetido ao aquecimento e conforme descrito na literatura também observamos a cor vermelha. É o tipo de fogo, que dificilmente é produzido pela queima de materiais, mas geralmente aparece nos fogos de artificio, é o vermelho-alaranjado.
Estrôncio (Sr)
Vermelho
Vermelho-sangue
O cloreto de estrôncio