152 Trabalho
RESUMO
Este artigo tem como objetivo identificar quais fatores são determinantes para que organizações inovadoras possam desenvolver o empreendedorismo corporativo. Teve por base uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados permitiram a construção de uma análise acerca dos principais pontos identificados como influenciadores no desenvolvimento do empreendedorismo corporativo, tal análise realizou-se por meio da técnica de análise de conteúdo, de forma a evidenciar as similitudes e discrepâncias mostradas pelas empresas pesquisadas com relação às questões abordadas nas entrevistas. Com o estudo, apurou-se que nas empresas analisadas o empreendedorismo corporativo muitas vezes excede as atribuições para as quais foi concebido, sendo adotado como proponente da mudança organizacional.
Além disso, constatou-se que as mesmas se encontram em diferentes etapas de desenvolvimento no que diz respeito às práticas adotadas.
Palavras-chave: Empreendedorismo Corporativo, Estratégia Empresarial, Inovação
INTRODUÇÃO
Sob a perspectiva de Hitt, Hoskisson e Ireland (2003), no cenário do século XXI, as condições e fatores tradicionais, inclusive custos de mão-de-obra e acesso privilegiado a recursos financeiros e matérias-primas, irão gerar uma vantagem competitiva para uma quantidade cada vez menor de empresas. Dessa forma competitividade e os retornos acima da média somente ocorrerão se as competências essenciais (identificadas através do estudo do contexto interno da empresa) forem ajustadas às oportunidades (determinadas através do estudo do ambiente externo da empresa).
Levando em conta o exposto, a área temática delimitada para o presente estudo foi:
Intraempreendedores: competências, ações, processos. E o problema de pesquisa: Quais