Paper Eng
Nome Aluno
Instituição de Ensino
Curso - Disciplina
Data
RESUMO
O crescente aumento da necessidade de se assegurar a qualidade e a segurança dos processos de produção levam as empresas a buscar formas de possibilitar que seus funcionários produzam com a maior qualidade, produtividade e segurança. Na indústria metalmecânica, uma das atividades que mais geram acidentes é a de torneamento em equipamentos manuais. Especificamente, o esquecimento da chave de placa na placa de usinagem, é um dos fatores mais ponderantes. A chave de placa é a ferramenta utilizada para prender a peça a ser usinada na placa. Neste trabalho, através da ferramenta Poka Yoke, será relatado um caso de sucesso, onde foi eliminada a possibilidade do esquecimento da chave, através da utilização de um sensor de presença em uma determinada posição na máquina, o qual libera a operação do torno apenas quando o sensor está acionado. A seguir, serão também abordados os aspectos básicos do torneamento, do torno, e o embasamento teórico sobre a ferramenta Poka Yoke.
Palavras-chave: Qualidade, Poka Yoke, Segurança, Torneamento.
1 INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento tecnológico visto no final da década de 90, chegou-se a afirmar que os sistemas de torneamento manual, não auxiliado por computador, estavam com os dias contados. Com o passar do tempo, vê-se que esta afirmação estava errada, e os sistemas manuais estão ainda sendo muito utilizados pela indústria. Este torno ainda é muito utilizado para pequenas e médias produções, para a fabricação de protótipos, para a manutenção, e para aficionados pela produção de pequenas peças em oficinas próprias. O torno manual, ainda é usado para o retrabalho de peças provenientes dos sistemas automatizados, onde não compensa a programação da maquina para uma ou duas peças.
Para a operação de um torno manual, muitas vezes a qualificação de um bom funcionário é mais relevante que a disponibilidade de uma boa